Limp Fort responde a 36 processos na Justiça na comarca de São Luís

Publicado: março 12, 2010 em Geral

Do blog de Daniel Matos

A Limp Fort, uma das duas empresas responsáveis pela coleta de lixo em São Luís, responde a 36 processos na comarca da capital, de acordo com levantamento feito pelo blog no site do Tribunal de Justiça do Maranhão (www.tjma.jus.br). O mais recente deles resultou na apreensão de 12 caminhões que vinham sendo usados no recolhimento de lixo na cidade, como informou em primeira mão o jornal O Estado do Maranhão em sua edição de hoje (veja aqui). A ação foi movida pelo banco Safra, que cobra da Limp Fort uma dívida que ultrapassa R$ 500 mil.

Em desfavor da Limp Fort tramitam processos nas áreas cível, criminal e fazendária. Entre os autores de ações contra a empresa figuram fornecedores de peças, combustíveis e maquinário, que recorreram à Justiça para cobrar débitos não quitados. Até mesmo a coletividade já chegou a acionar a companhia judicialmente. O processo, motivado por um suposto dano ambiental causado pela empresa, foi aberto em 2 de dezembro de 2008 a partir de um inquérito instaurado pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. A ação tramita na 5ª Vara Criminal, sob o número 320412008.

A Limp Fort litiga ainda com a Prefeitura de São Luís, em ação impetrada em 8 de julho de 2009 na 3ª Vara da Fazenda Pública por causa de débitos tributários. No processo, um dos poucos em que a empresa figura como autora, o juiz concedeu mandado de segurança proibindo o Município de descontar impostos das parcelas do contrato para coleta de lixo quando os custos incidirem sobre mão-de-obra e seus encargos sociais, insumos e materiais usados pela companhia na execução do serviço.

Segunda instância

Dos 36 processos que tramitam contra a Limp Fort na capital, 14 referem-se a recursos impetrados pela empresa ou contra ela na Justiça de segundo grau (Tribunal de Justiça). Desses, 10 foram arquivados por falta de provimento. Dos quatro que ainda estão em andamento, o destaque fica por conta do pedido de suspensão de tutela de nº 0048382010, interposto pelo Município de São Luís em 12 de fevereiro deste ano. No recurso, a Prefeitura da capital obteve a cassação da decisão da 3ª Vara da Fazenda Pública descrita acima. Ou seja, o desconto dos tributos possu a incidir de forma integral no valor da notal fiscal refente ao pagamento das parcelas do contrato firmado entre a empresa e a administração municipal.

Com uma ficha processual tão extensa, não é de se estranhar que a qualidade do serviço prestado pela Limp Fort esteja em queda livre. Além de representar perda financeira significativa para a empresa, uma demanda judicial tão intensa, com a grande maioria dos processos em seu desfavor, põe em xeque a credibilidade de qualquer companhia.

Foto: Douglas Jr./O Estado do Maranhão

Anúncios
comentários
  1. Alexandre disse:

    Minha história é verídica com a Limpfort. No dia 24 de março de 2010 o caminhão da Limpfort bateu no meu carro parado em frente a minha casa aqui em Paulista Pernambuco me prometeram pagar o conserto que ficou em R$ 3,190,00 conforme três orçamentos que fiz, quando procurei a empresa, simplesmente ficaram me enrolando por 4 meses e não pagaram, resumindo eu tive que ir para pequenas causas. No dia da audiência, o advogado que vivia negando minhas ligações durante a negociação não apareceu e mandou uma funcionária que não sabia nem do que se tratava a audiência e tem mais. A empresa aqui não tinha nem telefone convencional para contato, era tudo da Paraíba, até hoje eu escuto a musica da secretária eletrônica esperando falar com um responsável na matriz em João Pessoa e nada até hoje. A próxima audiência pra completar é só em 2013 meu carro foi ralado de ponta a ponta então com certeza agem de má fé, é só colocar na busca Limpfort que aparece só falcatrua.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s