Comércio lucrativo, é comércio de estimação

Publicado: maio 3, 2010 em Sem categoria

Seu Amarildo, indignado com a minha presença Sebastião Morais; foto de Douglas Júnior”]

Amarildo, que comercializa animais no Mercado Central, um dos bairros mais movimentados de São Luís, não tolera minha aproximação e a do repórter fotográfico Douglas Júnior. Revelam alguns barraqueiros da área, que qualquer equipe de reportagem que tenta ao menos chegar perto de seu estabelecimento, é expulsa aos gritos e protestos dele. “Vocês da imprensa são tudo a mesma coisa, pega o nosso trabalho honesto e joga no jornal de qualquer jeito como se fôssemos bandidos”, alfinetou.
Confesso que não me senti incomodado com suas declarações, tampouco insatisfeito, mas o que me deixou abismado, foi o fato de ele ter disparado a seguinte oração. “Não autorizo que vocês filmem meus objetos”. Curto, horripilante e grosso.
“Meus objetos”, aos quais se referia, são na verdade diversas espécies de animais. Pássaros como, Diamante Gold, Canário Belga, Periquito, Durquesa, além de Pombos, coelhos e outros.
Não entro na questão da legalidade ou não da comercialização dos animais ali expostos (até porque até esse post ser publicado ainda não havia conversado com fiscais do Ibama), mas o que me intrigou na verdade, foi à agressão, imoralidade, empatia e destrato para com os animais. E observem, não tenho nenhum tipo de sensibilidade.
Sebastião Morais (segunda foto), que de forma entusiasmada contabilizava os lucros de mais uma venda bem sucedida, finalizou. “Cada um faz o seu ganha pão da forma que pode”. Esse seria o verdadeiro comércio de estimação.

comentários
  1. diegomaciel disse:

    Ah moleque é isso aí, deixa essa galera falar o que quiser…
    Falando ou não temos que fazer o nosso!

Deixe um comentário

