João Castelo enfrenta mais uma greve em São Luís. Agentes de controle de endemias param suas atividades

Publicado: maio 27, 2010 em Sem categoria

Grevistas concentrados em frente a Prefeitura de São Luís

O primeiro dia de greve dos agentes de controle de endemias e agentes comunitários do município de São Luís foi marcado por uma série de protestos e um verdadeiro “apitaço” em frente ao Palácio La Ravardière, sede administrativa da Prefeitura de São Luís. Com gritos de ordem contra o Prefeito João Castelo, cartazes e bandeiras em punho, a categoria reivindicou reajuste salarial da ordem de 40%, melhores condições de trabalho e equipamentos para o desenvolvimento adequado de suas atividades.

 Liderados pelo Sindicato dos Trabalhadores no Controle de Endemias do Estado do Maranhão (Sintrasema), os grevistas não afirmaram que não aceitam a contra-proposta encaminhada pela Prefeitura, que oferta um reajuste de apenas 6% no salário dos servidores.

Ao todo, segundo o Sintrasema, atuam no município de São Luís, 650 agentes de controle de endemias e 920 agentes comunitários. Eles trabalham no combate à dengue, calasar e outras endemias.

Os grevistas prometeram realizar uma grande mobilização amanhã, com concentração em frente à Secretaria Municipal de Educação (Semus) e passeata pelas principais ruas do Centro. Eles querem sensibilizar os gestores de saúde e o Prefeito João Castelo, além de chamar atenção da população para os problemas enfrentados pela categoria. A intenção é provocar uma nova discussão para que se chegue a um acordo

Hoje um agente de controle de endemias recebe o equivalente a R$ 510,00, o que corresponde a um salário mínimo. Com o reajuste exigido pelos grevistas, o salário passaria para R$ 750,00, segundo o Sintrasema.

Fotos:  Douglas Junior

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s