Mais de 30 mil multas por excesso de velocidade em São Luís

Publicado: outubro 20, 2010 em Geral
Tags:, , , , , ,

Ronaldo Rocha

matéria divulgada em O Estado

Estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran) atestam que o excesso de velocidade tem sido a infração de trânsito com o maior número de registros na capital. Ao todo, segundo o levantamento, foram registradas 30.194 infrações deste tipo, de janeiro a setembro deste ano. O dado, que correspondente a 39,7% do total de infrações, é alarmante se comparado ao quantitativo de outras contravenções detectadas pelo órgão. A multa para o excesso de velocidade é de R$ 85,13 a R$ 574,72.

Acidente na Avenida Daniel de La Touche (terça-feira): Foto de Biaman Prado/ O Estado

Para o superintende de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Nestor Renaldo Conceição Filho, o elevado número de infrações de trânsito referentes ao excesso de velocidade, se dá pela falta de respeito dos motoristas pela sinalização. “Falta educação no trânsito. Todos querem tirar vantagem e ninguém quer ficar para trás. Nossas vias não estão preparadas para velocidades extremas, pois não possuem várias faixas ou corredores, mas mesmo assim, as pessoas insistem em ultrapassar o limite permitido”, disse.

Nestor Renaldo Conceição, superintendente de trânsito da SMTT

Ele destacou que, por conseqüência, há um elevado número de acidentes no trânsito de São Luís. De janeiro a setembro deste ano, segundo o superintendente, já foram contabilizados 4.333 acidentes com o envolvimento de 8.694 veículos. “A Jerônimo de Albuquerque é a campeã em número de acidentes com 65 ocorrências até o mês de agosto. A Avenida São Luís Rei de França vem em seguida com 32 acidentes, Holandeses com 30 e a Daniel de La Touche com 28 ocorrências também está na estatística”, afirmou.

As avenidas dos Africanos, Colares Moreira, Lourenço Vieira da Silva e a Estrada de Ribamar (MA-201) também apresentam elevado índice de acidente. Nestor Filho enfatizou que para combater e minimizar as infrações referentes ao excesso de velocidade, e reduzir o número de acidentes, a SMT tem realizado diariamente, trabalhos educativos e de fiscalização. “Nosso levantamento aponta que os acidentes ocorrem, em sua maioria, após eventos noturnos, onde há consumo de bebida alcoólica. A partir daí, realizamos blitz nos principais corredores da cidade com os etilômetros, e fazemos os trabalhos educativos junto a escolas, associações, sindicatos e taxistas”, completou.

Além do excesso de velocidade, afirmou o superintendente, há fiscalização de estacionamentos irregulares – algo que tem chamado muito a atenção do órgão – documentação irregular de veículos, uso do cinto de segurança, direção por pessoas não habilitadas e desrespeito às sinalizações. “Para coibir essas infrações demos início a blitze pontuais, que são aquelas que ficam até determinado período em um local e depois se desloca para outra região”, disse.

De acordo com dados do Detran, transitar em velocidade superior a máxima permitida em 20%, foi motivo de 30.194 infrações no município de São Luís. Avançar o sinal vermelho do semáforo (fiscalização eletrônica) já ocasionou o registro de 15.924 infrações. Outras 6.250 infrações foram cometidas por excesso de velocidade em mais de 20% e até 50%. Por outro lado, deixar de reduzir a velocidade nas proximidades de escola foi motivo de apenas uma multa na capital, assim como deixar de dar preferência a portador de deficiência física/idoso/criança/gestante. Ao todo, foram contabilizadas 75.925 infrações este ano.

 

Mais

De janeiro a agosto deste ano, 689 homens se envolveram em acidentes de trânsito na capital, contra apenas 186 mulheres. Atualmente, segundo a SMTT, São Luís comporta um total de 238.621 veículos emplacados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s