A profissão ‘jornalismo’ é fria, árdua, importante para qualquer sociedade, no entanto, mesquinha, reflete em uma disputa desigual e por vezes é desonesta. A cada dia que passa testemunho situações que me provocam esse tipo de conclusão, e até que me provem o contrário, continuarei com o mesmo pensamento. Muitos que se dizem jornalistas, na verdade um bando de espertalhões querendo tirar vantagem da proximidade e intimidade com o ‘Poder’, se vendem por meia dúzia de moedas sem qualquer pudor, ressentimento ou caráter. A profissão, que fundamentalmente deveria ser sustentada pela ética, anda em muitos redutos, aquém à esse princípio.

Repórter jabá, cabo eleitoral, babões de plantão, ou os babacas que se arrastam atrás de bolsos de dinheiros, têm aos montes no país.

Ontem, deparei-me com a notícia de que uma investigação da Polícia Federal apontou que o jornalista Amaury Ribeiro Junior, do jornal O Estado de Minas, encomendou a quebra de sigilos fiscais do vice-presidente do PSBD, Eduardo Jorge, da filha de José Serra, Verônica, do genro dele, Alexandre Bourgeois, e de outros tucanos entre setembro e outubro de 2009.

De acordo com a PF, Ribeiro Junior disse em depoimento que pagou pelas informações ao despachante Dirceu Rodrigues Garcia, que trabalha em São Paulo, mas não informou os valores.

Ribeiro Junior decidiu fazer a investigação, segundo relatou a PF, depois de descobrir que o deputado Marcelo Itagiba (PSDB-RJ) estaria supostamente à frente de um grupo de espionagem a serviço do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), a fim de obter informações comprometedoras sobre a vida do ex-governador Aécio Neves (PSDB-MG).

Até o momento em que ele decidiu iniciar uma investigação, para em seguida deslanchar em uma “grande matéria” não há nada de errado, no entanto, pagar por isso, utilizando-se de uma postura tão comprometedora e pilantra quanto àqueles que estão no Poder, foi no mínimo, deprimente, para não dizer criminoso, desleal, horripilante e traiçoeiro.

Abaixo, um quadro com o esquema detalhado pela Folha de São Paulo.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s