Secretário anuncia concurso para as polícias Civil e Militar

Publicado: janeiro 6, 2011 em Geral
Tags:, , , , ,

Foto de Douglas Junior / O Estado

O Secretário de Estado de Segurança Pública, Aluízio Mendes, anunciou a criação de 1.250 vagas para as polícias Civil e Militar do Maranhão, por meio de concurso público que será realizado ainda este ano. Ele afirmou também que serão criadas pelo menos 200 vagas para o Corpo de Bombeiros e que será construída uma nova sede na capital para o Instituto Médico Legal (IML) e Instituto de Criminalística (Icrim), com investimentos da ordem de R$ 3.500.000. Os projetos foram apresentados durante um balanço de suas ações à frente da pasta em 2010, em uma entrevista concedida ao programa Abrindo o Verbo da rádio Mirante AM.

Segundo Aluízio, do total de vagas disponibilizadas em concurso público, 1 mil serão para a Polícia Militar e 250 para a Polícia Civil. Na civil, serão criadas 50 vagas para delegado de polícia, outras 50 vagas para escrivães e 150 para investigadores de polícia. Ele afirmou também que será realizado concurso público em 2012 para a polícia técnica científica. As vagas serão distribuídas para novos prédios do IML no interior do estado.

Ele disse que a criação de vagas começa a atender a uma recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU), que observa que determinado estado (localidade) deve dispor, de no mínimo, um policial para cada 300 habitantes. “O efetivo do Maranhão foi historicamente negligenciado. Temos o pior efetivo policial-população do Brasil e isso é uma questão que precisa ser resolvida. Hoje o Maranhão dispõe de um policial para cada 859 habitantes, o que está muito acima do recomendado pela ONU”, destacou.

Aluízio acrescentou, afirmando que o Corpo de Bombeiros também será valorizado em sua gestão. “Estamos analisando qual o número de vagas à serem criadas para esta corporação. Posso adiantar que serão de no mínimo 200 vagas. Vamos verificar também toda a aparelhagem dos bombeiros, e equipá-los, assim deve ser procedido”, garantiu.

Índices – Na avaliação do secretário, houve avanços consideráveis em 2010, tais como a redução no índice de assaltos a bancos, redução no número homicídios, eficácias no combate ao tráfico de drogas, a revitalização das delegacias do estado, aquisição de 680 novas viaturas e de um moderno helicóptero, além do aumento do efetivo com a nomeação dos excedentes do concurso de 2006, um total de 110 agentes civis e outros 390 policiais militares.

Aluízio Mendes também falou a respeito da criação da Secretaria de Administração Penitenciária, e disse que crê em avanços no setor, pois haverá interferência direta no sistema carcerário do Maranhão. “É algo que já deveria ter ocorrido há bastante tempo. O assunto tem uma dimensão tão grande que precisa ter alguém destacado para trabalhar 100% voltado para os problemas. Esse desmembramento já foi feito por meio de decreto da governadora e vai ocorrer de maneira gradual. A transição será concluída de 3 meses a 6 meses”, disse.

Segundo o secretário, um dos maiores resultados positivos para a segurança pública em 2010, foi o combate ao tráfico de drogas e a redução de assaltos a bancos. “Registramos o menor índice de assalto a banco em relação aos últimos 12 anos. A média era de 30 assaltos a por ano e em 2010 foram apenas cinco. Éramos um dos estados com o maior índice neste tipo de crime, e em 2010 ficamos em terceiro lugar com a menor incidência”, afirmou.

Outros avanços foram contabilizados, segundo Aluízio, com o aparelhamento às polícias. Relatório da pata mostra que foram adquiridos 443 coletes à prova de bala; 100 metralhadoras; 250 pistolas, carabinas e munições, além de 680 novas viaturas para todos os 217 municípios. Na capital, houve adequação e reforma geral da Delegacia do Maiobão, serviços de recuperação e reforço de grades das celas do prédio do Plantão Central da Reffesa, reforma da delegacia do 6º DP – Cohab Anil, reforma do Centro de Perícias Técnicas da Criança e do Adolescente.

3.500 milhões serão investidos para a construção de nova sede do IML

 De acordo com o secretário, há um projeto na secretaria de segurança pública que prevê a construção de uma nova sede do IML na capital. O prédio, que também abrigaria o Icrim, tem investimentos previstos na ordem de R$ 3.500.000.

Ainda não foi definido o local para a nova sede, no entanto, o secretário adiantou quais seriam as pretensões da pasta neste sentido. “Estamos avaliando duas áreas para a construção da sede. O primeiro terreno fica situado em frente a Rodoviária de São Luís, uma área que ainda deve passar por todo tipo de avaliação legal. O outro terreno fica na área Itaqui Bacanga. Ambos estão sendo estudados”, revelou.

Aluízio revelou que além da construção do IML em Timon, que já tem mais de 70% das obras concluídas, e a reforma do IML de Imperatriz, que serão, há a previsão de construção de mais três unidades do órgão no interior do estado. “Uma sede ficaria em Bacabal, outra em Santa Inês e outra ficaria em Barra do Corda ou em Grajaú. Isso será definido em breve. O projeto já existe, está sendo concluído e é para o ano de 2012”, garantiu.

Ele justificou a inauguração das três unidades somente para o próximo ano, com a falta de profissionais destacados no setor. “Vamos fazer primeiro o concurso público para técnicos e médicos legistas e peritos, para que possamos em seguida dar prosseguimento às obras físicas”, concluiu.

Anúncios
comentários
  1. RICARDO disse:

    Gostaria de receber noticias sobre o concurso do IML pois sou Tecnico em Necroppsia e estaria disposto a realizar o conruso se houver processo seletivo simplificado ficaria feliz em participar abraços ricardo

  2. ronaldorocha disse:

    Segundo informou o secretário, o concurso público para as unidades do IML do estado, será realizado em 2012. Serão criadas vagas para três ou quatro institutos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s