Clodomir reconhece falhas no trânsito e de São Luís

Publicado: janeiro 10, 2011 em Geral
Tags:, , , , , , , ,

Reportagem publicada em O Estado

Ronaldo Rocha

Clodomir Paz fala sobre dificuldades e projetos na pasta / Foto: Biaman Prado

 O Secretário Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de São Luís, Clodomir Paz, visitou ontem a redação de O Estado para falar de seus projetos à frente da pasta. Afirmou que haverá início ainda em sua gestão no processo de licitação das linhas de ônibus, e garantiu que se voltará aos problemas no trânsito de São Luís, tais como engarrafamentos, fluidez, sinalização e fiscalização. Mostrou entusiasmo ao falar dos projetos previstos e cautela ao citar questões polêmicas como o reajuste na tarifa de ônibus, insatisfação de agentes de trânsito com as condições de trabalho e a precariedade dos terminais de integração. Disse que está conhecendo de perto as deficiências estruturais no trânsito e no transporte público de competência da secretaria, para promover mudanças emergenciais e gradativas.

Transporte coletivo

 Clodomir reconheceu que ainda há precariedade em parte dos coletivos utilizados para prestarem serviços à população de São Luís, e prometeu melhorias. Para tanto, disse que já existe um programa de substituição de veículos com a vida útil já ultrapassada e que será dada continuidade a esse projeto. “De 1.100 veículos operantes, temos um contingente de mais de 30% que precisa ser substituído”, completou.

Licitação

Consciente de que as empresas que detém a concessão do serviço de transporte público em São Luís atuam há mais de 20 anos em caráter emergencial, algo que já foi inclusive apontado pelo Ministério Público por meio da Promotoria Especializada no Direito do Consumidor, como uma das questões que precisam ser resolvidas com urgência, Clodomir declarou ser favorável ao processo de concorrência pública e afirmou ser esta uma meta da pasta. Ele disse que a licitação das linhas será um passo importante para a municipalidade, bom para a população e bom para as empresas que vierem a operar na capital.

Reajuste de tarifa

Clodomir revelou já ter sido procurado por alguns representantes da sociedade civil organizada e pela própria imprensa, para posicionar-se a respeito do reajuste da tarifa de ônibus. O reajuste ocorreu no primeiro semestre de 2010, quando Ribamar de Oliveira era o então titular da SMTT. Afirmou, no entanto, que a questão ainda não foi objeto de discussão por causa do pouco tempo que está à frente da secretaria, contudo, observou que no momento certo, tratará sobre o caso. Tramita na Justiça do Estado, uma ação em que o Ministério Público pede o cancelamento do reajuste.

Terminais de Integração

Questionado sobre o que será feito para contornar a precariedade e a superlotação dos cinco terminais de integração da capital, Clodomir foi enfático ao afirmar que está pontuando os principais déficits no setor que em breve poderá divulgar um plano de ação específico para os terminais.

Semáforos e faixas de pedestres

Para resolver o problema de inúmeros semáforos danificados e fora de funcionamento e de sinalização deficiente na capital (faixas de pedestres e placas apagadas), o secretário afirmou que foi programada uma ação emergencial. A ação, segundo Clodomir, ganhará fôlego nos próximos 15 dias, mostrando a partir daí os primeiros resultados. Ele reconheceu a precariedade no setor. “Há um número muito alto de semáforos com algum tipo de defeito”.

Mudanças

No que diz respeito ao conjunto semafórico, especificamente, o secretário garantiu que todos os convencionais, mas de forma gradual, serão substituídos pelo equipamento que possui lâmpadas LED. Este tipo, segundo Paz, é mais eficiente e possui vida útil mais elevada.

Agentes de trânsito

Informado da insatisfação dos agentes de trânsito com as condições de trabalho apresentadas pela última gestão e com inúmeras reclamações em mãos no que diz respeito à falta de profissionais no ordenamento e fiscalização do trânsito, Clodomir disse que já sentou com os servidores públicos para conhecer quais seriam as principais dificuldades da categoria. Ele disse ser conhecedor dos problemas existentes na relação entre os agentes e a gestão da secretaria, mas garantiu que a situação será contornada. “Precisamos do agente permanentemente nas ruas”, enfatizou.

 Obras

Obras viárias como o prolongamento da Avenida Litorânea, construção de viadutos e acessos subterrâneos (túneis) na Forquilha e no retorno do Calhau, além da criação de novas vias que interligam diversos bairros na capital, foram expostas como prioridades também da pasta durante a gestão João Castelo. Paz afirma que uma cidade com a malha mais estruturada e sinalizada, dará maior fluidez ao trânsito, maior segurança ao pedestre, terá reduzido o número de acidentes e com menos congestionamentos. “Para algumas obras, já existem recursos destinados, como é o caso do prolongamento da Litorânea”, disse.

Taxistas e moto-taxitas piratas

Sobre a questão dos taxistas e moto-taxistas piratas na capital, o secretário foi conciso, afirmando que manterá todas as frentes de fiscalização para combater este tipo de ilegalidade.

Tarifa de táxis

No que diz respeito à exigência dos taxistas no reajuste da tarifa (bandeirada e corrida), ele ponderou, garantindo que até o momento não foi procurado pela categoria para discutir o assunto. “Quando procurado pela categoria, no momento oportuno, a questão será tratada de maneira natural”, garantiu.

Orçamento

Clodomir afirmou que ainda aguarda o quadro de orçamento 2011 para somente então divulgar, o quanto terá a disposição para investimento e quanto será destinado para cada ação.

Imprensa

 Questionado sobre como manterá a relação da pasta com a imprensa, e se haverá transparência nas divulgações, Paz garantiu que a troca de informações deverá ser a melhor possível. “A coisa pública é do público, da sociedade, e ao público é que temos a responsabilidade e o compromisso permanente de informar as nossas ações. A relação será a mais democrática e aberta possível”, finalizou.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s