Falta de anestesia pára setor odontológico do Socorrão I

Publicado: janeiro 19, 2011 em Geral
Tags:, ,

Criança é transferida para unidade pediátrica à pé, mesmo com soro aplicado / Foto: Douglas Junior

Por Ronaldo Rocha –  

publicada em O Estado

Hospital Municipal Djalma Marques, o Socorrão I, situado no Centro, está há dois meses sem prestar atendimentos de odontologia por falta de anestésicos. Ao chegar à unidade, o paciente é de imediato orientado a buscar atendimentos emergenciais em outros hospitais de São Luís. Além da falta de anestésicos, o Socorrão apresenta muitas falhas estruturais. Durante a manhã de ontem,  O Estado flagrou alguns pacientes sendo transferidos em situações degradantes. Como exemplo, uma garotinha, que mesmo com o soro sendo aplicado em suas veias, foi levada a pé para outra unidade pediátrica próxima ao Socorrão, sem o auxílio de ambulância ou macas.

 A escassez de anestésicos impossibilita a operacionalidade do setor de odontologia, que precisa constantemente realizar procedimentos cirúrgicos. “O setor não está funcionando no momento, mas você pode se dirigir ao Paulo Ramos, que lá será atendido”, disse uma funcionária que organiza a ficha de pacientes atendidos.

Questionada sobre o motivo da suspensão, ela foi sucinta e evitou entrar em maiores detalhes. “Meu amor eu não sei. O que sei é que esse atendimento não está sendo feito no momento”, finalizou.

Mesmo do lado de fora do hospital, é possível notar inúmeras irregularidades. Transferência precária de pacientes, inclusive sem ao auxílio de veículos especializados para este tipo de procedimento (ambulâncias), falta de espaço para a acomodação de pacientes feridos que aguardam a liberação das fichas e a demora para receber atendimentos emergenciais, foram alguns dos problemas verificados pela equipe de reportagem.

 Inspeção – Em março do ano passado o Socorrão I foi alvo de uma inspeção por parte da Vigilância Sanitária Estadual e do Ministério Público, por meio da Promotoria Especializada da Saúde, onde foram constatadas inúmeras irregularidades. Na oportunidade, os órgãos verificaram que apenas 20% das irregularidades apontadas em uma outra inspeção, realizada em outubro de 2009, haviam sido solucionadas. o funcionamento da unidade foi classificado como precário.

Em 2010 as pendências estavam relacionadas a falta de enfermarias, postos de atendimento e triagem, portas nos centros cirúrgicos, banheiros exclusivos para o uso de funcionários setoriais, além de uma série de adequações físicas dentro dos padrões mínimos exigidos, como o maior espaço entre os leitos dos pacientes que era impossibilitado em razão da superlotação do hospital, além de maquinário adequado para esterilização dos materiais utilizados no trato dos doentes, plantonistas 24 horas, ampliação do quadro funcional e mais leitos.

 

Em nota, a assessoria de comunicação da Prefeitura de São Luís reconhece o problema, no entanto, diz que a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que o atendimento odontológico no Socorrão I não está paralisado em sua totalidade. De acordo com a comunicação do órgão, o processo de compra de material odontológico para suprir as unidades de saúde da rede municipal neste ano – incluindo o Socorrão I – já foi licitado, aguardando apenas a abertura do orçamento 2011 para o início da entrega dos mesmos e a conseqüente normalização do atendimento em sua plenitude.

Anúncios
comentários
  1. Monica disse:

    È verdade la ta sem anestesicos a mas de 2 meses pq conheço uma pessoa que trabalhar la e me falou que la ta ruim pra trabalhar pq não tem anestesico e ai o paciente pensa que o dentista que não quer trabalhar.
    Os odontologos querem trabalhar mas como se não tem anestesico como vão tirar um dente do paciente sem ele.Tem paciente que chama o dentista la ate de vagabundo pensando que eles que não querem trabalhar ,uma pessoa me falou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s