Após denúncia, Prefeitura de São Luís envia Plano de Contingência da Dengue ao Ministério da Saúde

Publicado: janeiro 28, 2011 em Geral
Tags:, , ,

Após denúncia veiculada em O Estado , a Prefeitura de São Luís enviou o Plano de Contingência da Dengue ao Ministério da Saúde. A reportagem foi veiculada na semana sexta-feira da semana passada.
O blog entrou em contato com o Ministério da Saúde, que confirmou o envio do documento pela Prefeitura, na última terça-feira. O Plano de Contingência é um monitoramento coordenado pelo município, que integra ações de vigilância, assistência e mobilização em saúde e trata da incidência de casos e índices de infestação pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Sem o recebimento do documento, o Ministério da Saúde não tem como acompanhar e monitorar as ações preventivas contra a dengue, o que impossibilita uma avaliação mais precisa sobre a necessidade de intensificação do combate ao mosquito. Esse acompanhamento, segundo o órgão, deve anteceder o registro de casos graves [com complicações] e óbitos.
Apesar de a Prefeitura ter enviado o plano, há um agravante: Os agentes de endemias da capital estão em greve por melhorias salariais e nas condições de trabalho. Foram os agentes que denunciaram também ao blog, que o inseticida que combate o mosquito Aedes aegypti foi entregue em dezembro do ano passado, com a validade vencida. Ou seja, a crise continua, e o Ministério da Saúde alerta que a capital está entre as cidades com risco muito alto de uma epidemia em 2011.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s