Aluísio Mendes diz que reportagem do Fantástico foi armação e abre inquérito policial

Publicado: fevereiro 9, 2011 em Geral
Tags:, , , , ,

O Secretário de Segurança Pública do Maranhão Aluisio Mendes, afirmou hoje, durante entrevista coletiva que tratou sobre a rebelião na Delegacia Regional de Pinheiro, que a Superintendência de Polícia Civil do Estado abriu inquérito para investigar a reportagem especial publicada na edição de domingo retrasado no programa jornalístico Fantástico, da Rede Globo. Ele afirmou que a reportagem foi armada e não condiz com a realidade. O secretário afirmou ainda que buscará os responsáveis pela “armação”.

A reportagem mostra as condições precárias de delegacias de Buriticupu, Açailândia, Miranda do Norte, Bacabal e outras cidades do Maranhão e do Brasil. Mostra dois presos passando a noite em uma jaula. Alimento no chão, falta de saneamento básico, sujeira, inexistência de banheiros, ou seja, um verdadeiro caos no sistema carcerário do Maranhão.

 Abaixo, a fala do secretário:

“Com relação aquela matéria do Fantástico que foi veiculada nacionalmente: aquilo não pé um fato verdadeiro. Aquela área mostrada como um gaiolão para acondicionamento de preso não existe. Aquela é uma párea destinada ao banho de sol, onde o preso é retirado da cela durante o dia para tomar o banho de sol e retornando para a cela à noite. Aquilo foi uma matéria armada e já existe um inquérito, tanto policial quanto procedimento administrativo para apurar a responsabilidade. Aquilo em tese, inclusive configura como crime de tortura. Acondicionamento naquela condição, durante o dia todo, pegando sol e chuva, em tese, é crime de tortura. Isso está sendo apurado pela delegacia geral de Polícia Civil do Maranhão”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s