Aeroporto de São Luís pode ser interditado

Publicado: fevereiro 25, 2011 em Geral
Tags:, , , ,

Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado

Relatório da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), destinado ao Ministro da Defesa, Nelson Jobim, pede intervenção imediata da Presidência da República junto a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Governo do Maranhão e a Prefeitura de São Luís, para que sejam criados mecanismos formais e eficazes no Aterro da Ribeira para o controle de perigo provocado pela avifauna (incidência de urubus) existente na área do Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, na capital. O assunto foi levado ao conhecido dos deputados estaduais na Assembléia Legislativa ontem, pelo deputado Roberto Costa (PMDB), que utilizou a tribuna da Casa para discutir o tema. Ele disse que há possibilidade real de interdição do aeroporto.

De acordo com o documento n° 173, protocolado no Ministério da Defesa no dia 2 de fevereiro deste ano, e assinado pelo presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, a preocupação diz respeito aos potenciais acidentes aéreos que venham a ser provocados por agentes da avifauna (urubus). O relatório cita como agravante a questão da carência de infra-estrutura urbana, aliada a ausência de serviços básicos de limpeza em regiões enquadradas pela Área de Segurança Aeroportuária (ASA). Esses serviços são de responsabilidade da Prefeitura de São Luís.

Segundo o relatório, o principal pólo de atração da avifauna no entorno do aeroporto é o lixo que se acumula no Aterro da Ribeira, distante cerca de 7 km do sítio aeroportuário. “Não há serviços operacionais de tratamento (espalhamento, compactação e drenagem) do lixo recebido conforme pode ser comprovado pelas matérias publicadas pela mídia local”, diz o texto.

De acordo com o deputado Roberto Costa, a situação é alarmante e pode culminar em resultados nada agradáveis para o Maranhão. “Uma portaria assinada pelo ministro da defesa diz que alguns aeroportos em condições semelhantes ao de São Luís, podem ser interditados a qualquer momento. A situação é muito grave”, disse.

Segundo o deputado, um relatório final do Ministério da Defesa entregue à Prefeitura de São Luís, Governo do Estado e Aeronáutica, pede soluções imediatas. “O relatório foi encaminhado ao Prefeito (João Castelo), que terá que tomar as providências. E se ele nada fizer, eu acredito que dentro de um mês, ou um mês e meio, a Infraero vai se posicionar em relação a isso”, assegurou.

O superintendente da Infraero no Maranhão, Hidelbrando Coelho Correia, falou a O Estado que desconhece a possibilidade de interdição do Aeroporto Marechal Cunha Machado. “Sei da existência do relatório da Infraero demonstrando a preocupação com o Aterro da Ribeira, e do comunicado do Ministério da Defesa às autoridades locais, mas nada em relação a essa possibilidade de interdição. Desconheço a possibilidade por completo”, afirmou.

Risco – Segundo o relatório da Infraero, que tem como título: “Perigo de Avifauna no Aeroporto Internacional de São Luís do Maranhão”, a presença de urubus no entorno do aeroporto põe em risco as operações aéreas, principalmente aquelas que utilizam a cabeceira de número 6 (95% do total), já que o Aterro da Ribeira está sob a trajetória dos procedimentos de pouso de decolagem.

O texto também fala que a Infraero, por diversas vezes, tentou junto aos órgãos municipais e estaduais a solução do problema, sem que tivesse êxito. Diz também que, por conta própria, conduziu diversas ações no sentido de amenizar os prejuízos, tais como: estabelecer a Comissão de Prevenção do Perigo da Fauna; implantar o Plano de Gerenciamento do Perigo de Fauna; conduzir palestras de educação ambiental para as comunidades envolvidas; providenciar o corte baixo e freqüente da grama e a limpeza de canais de drenagem, além de realizar operações diárias de espanta de aves com o uso de fogos de artifícios.

 O aeroporto de São Luís fechado seria uma vergonha nacional e mundial. Tudo porque a Prefeitura não consegue cuidar de seu aterro e eliminar os urubus”, deputado Roberto Costa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s