Descobri o porque de todo vascaíno ser frustrado

Publicado: maio 4, 2011 em Geral
Tags:, , , , ,

Ocorre que toda vez que me encontro em uma discussão ou simples análise de uma partida qualquer de futebol com um vascaíno, esse vem com aquele discurso fajuto, imbecil e falido de que o Corinthians não tem Libertadores. É talvez o consolo desta torcida, ou a verdadeira e mais sincera demonstração de total frustração.

Explico o termo frustração: É no mínimo lamentável pertencer a uma das maiores torcidas de um dos maiores clubes do país e do mundo (falo do Corinthians) e não ter chegado ao título sul-americano de maior expressão, a Libertadores.

Mas talvez seja frustrante, vergonhoso e desgostoso já ter alcançado o tal “super-idolatrado-título”, ter disputado a competição máxima do futebol – o Mundial de Clubes Fifa – dentro de casa e ter perdido o título para um clube que não tem Libertadores. Ah, a resposta.

Essa é a frustração dos vascaínos. O clube perdeu o maior campeonato já disputado em toda a sua triste história (o Mundial), para o Timão, e para amenizar a dor, retornam ao discurso dispensável de que o Corinthians não tem Libertadores.

Agora pergunto. Numa classificação de valores e importância no cenário esportivo, o que representaria a “Libertadores” para um clube que já possui um título mundial?

Elevado ao patamar de seleção: O que seria a Copa América perto de uma Copa do Mundo? Bom, acho que há uma distância gigantesca, uma representatividade incomparável e um brilhantismo inexplicável.

Por tanto, senhores vascaínos, agora sim entendi o motivo de tanto insistirem nesse discurso falido, fajuto e imbecil de que o Corinthians não tem Libertadores. Sei que essa passou a ser uma forma de consolo para aqueles que fazem parte da freguesia.

Percebi o quanto é frustrante ser vascaíno e o quanto é bom ser Corinthians, que bate nos mulambentos.

Abaixo, números dos confrontos entre as duas equipes ao longo da história: Vasco é freguês.

                                                            J         Corinthians            Empate            Vasco

Total

79

32

 (41%)

25

 (32%)

22

 (28%)
Brasileirão

42

12

 (29%)

17

 (40%)

13

 (31%)
Mundial de Clubes

1

0

 (0%)

1

 (100%)

0

 (0%)
Copa do Brasil

4

2

 (50%)

2

 (50%)

0

 (0%)
Copa Sul-Americana

2

2

 (100%)

0

 (0%)

0

 (0%)
Torneio Rio-São Paulo

26

12

 (46%)

5

 (19%)

9

 (35%)
Robertão

4

4

 (100%)

0

 (0%)

0

 (0%)

 Obs: Para não aumentar a dor dos vascaínos, entendi por bem não citar as frustrações diante do Flamengo, que no último domingo, mais uma vez e como sempre, levou o título carioca sobre a Maria Fumaça…

Título da Libertadores foi acidente:

E afinal de contas, há quanto tempo o Vasquinho não participa de uma Libertadores, não ganha um título de expressão ou não desponta no cenário nacional?

Prova de que o título do Vasco na Libertadores de 98 foi um acidente, algo atípico e que jamais voltará a acontecer, é o retrospecto do clube na competição. Foram apenas sete participações e com média diferencial de 5 anos para cada uma.

A primeira participação foi em 1975: O clube foi eliminado na primeira fase. Em 1980: participação ruim. Outra vez, fica na fase inicial.

Em 1985: A exemplo das ocasiões anteriores, o Vasco não passa da primeira fase. Em 1990: cai nas quartas, eliminado pelo Atlético Nacional (COL).

Em 1998 – O acidente.Vasco conquista o título. Em 1999: Cai nas oitavas, eliminado em casa pelo Palmeiras. E em 2001, há 10 anos, foi eliminado nas quartas-de-final, frente ao Boca Juniors (ARG). Triste.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s